design.c8

O blog do Diretório de Design do Campus8 "finalmente"\o/

domingo, 12 de dezembro de 2010

História da Coca-Cola contadam pelo Design


A história da Coca-Cola começa com um xarope que mais tarde foi transformado em uma das bebidas mais conhecidas do mundo, mas a Coca sempre deu muita importância ao design de seus produtos e seus anúncios, hoje vamos ver todo o design da história da Coca-Cola, desde sua embalagem até seus anúncios publicitários.

1. Logotipo

 

Falar do design da Coca e não falar de seu logo é praticamente um crime. O logotipo da Coca-Cola foi criado por ?Frank Robinson, em 1886, utilizando sua própria caligrafia, e hoje é tido como o loga mais reconhecido mundialmente, um ótimo exemplo de que simplicidade é crucial.


 Outra coisa muito importante, a Coca sempre manteve o mesmo logo, nunca alterou ele (claro que houveram alguns reparos no modelo original, mas pouca coisa), o que é super importante para qualquer marca, pois estabelece uma identidade visual que uma vez observada, será imutável.

2. A embalagem

 

“Uma garrafa que possa ser reconhecida até no escuro” esta frase define a garrafa da Coca-Cola. Este modelo foi criado em 1916, e depois de algumas alterações (pois o modelo original era muito instável e caia com facilidade) a Coca criou uma garrafa que permanece tão imutável quanto seu logotipo, mais um ponto positivo no design da marca:

Hoje a garrafa da Coca é considerada um dos melhores projetos de design de produto já criado!

3. Posters publicitários

 

Ah os posters da Coca-Cola, quem nunca viu um? Desde que surgiu, a Coca investe em anúncios criativos e muito bem feitos, no começo, eram anúncios que retratavam o “modo de vida americano”, que a maioria dos americanos não tinha, mas isso não vem a caso; mais com o tempo a Coca mudou o conceito de sua publicidade e partiu para algo mais “alegria”, condizendo com seu slogan “Viva o lado Coca-Cola da vida”.
Abaixo você pode ver uma galeria com 131 posters da Coca (pode ser necessário esperar a página carregar por completo para poder visualizar a galeria com o efeito de animação) que achei no Design on the Rocks.



























































4. Embalagens promocionais

Que a garrafa é um clássico todo mundo sabe, mas uma vez que outra a Coca lança um numero limitado de embalagens (geralmente garrafas de 600 ml e latas) com temáticas especiais, abaixo há uma série com 60 embalagens que achei no site Design Lovrs:


Mais informações »