design.c8

O blog do Diretório de Design do Campus8 "finalmente"\o/

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sea Plastic FREE


Aspirador de pó feito com plástico encontrado no mar

Cinco aspiradores de pó foram revestidos com plástico coletado nos oceanos da Terra para nos lembrar de um dado importante: a maioria dos resíduos plásticos descartados no mundo vai parar no mar, onde ele é difícil de ser recolhido e reciclado.
Com este problema em mente, várias organizações ambientais que têm sua atenção voltada à vida marinha se uniram à Eletrolux para coletar os diferentes materiais encontrados nas praias e em alto-mar, em diferentes pontos do planeta e criaram o projeto Vac From the Sea(“Aspirador Que Veio Dos Oceanos”, em tradução livre).
O resultado foram 5 aspiradores de pó, cada um revestido com os resíduos plástico de uma região do globo: Mar do Norte, Oceano ÍndicoMar Mediterrâneo, Oceano Pacífico Mar Báltico:
Notem que o revestimento de cada um é bem diferente, pois o tipo de plástico encontrado também varia muito. No Oceano Pacífico, por exemplo, os detritos plásticos foram recolhidos nas praias do Havaí. Por lá, o plástico desbotou e “esfarelou” devido à ação do sol e do sal marinho. Os detritos encontrados eram, principalmente, brancos e azuis porque as cores mais brilhantes geralmente atraem os animais, que os confundem com comida.
Já no do Oceano Índico, o plástico veio principalmente de redes que ficaram presas em corais em alto-mar. O material encontrado foi prensado, cortado em tiras finas brancas e coloridas e fixado na carapaça do aspirador de pó.
Os Vac From The Sea foram feitos com um modelo de aspirador de pó que é produzido com70% de plástico reciclado. Ele não é 100% feito com material reaproveitado porque a Eletrolux alega que falta plástico em terra para tal operação. A empresa irá leiloar um dos aspiradores sustentáveis e investir o dinheiro em pesquisas para diminuir a quantidade de plástico nos oceanos – e aumentar a quantidade de material disponível para reciclagem.

Tamagochi

Divulgação
Quem não se lembra da febre dos bichinhos virtuais? Era um tal de alimentar, brincar e colocar o pet eletrônico para dormir... A marca tailandesa Phison promete trazer de volta essa mania, mas, desta vez, com um visual muito mais tecnológico. O U.bo, como foi batizada a nova versão do Tamagotchi, se movimenta e mostra suas emoções em uma pequena tela de LED. Assim como seu “primo” mais velho, que estourou nos anos 90, o bichinho precisa de interação com o dono, para manter o bom humor. A diferença é que as maneiras de brincar com ele mudaram: ele tem sensor de toque e também pode ser sacudido. O produto já está sendo vendido em alguns países da Ásia e da Europa. A média de preço é US$ 28. 

Divulgação
Posted by MaNDa